
Para que as
relações entre pessoas se tornem mais fáceis e produtivas é preciso que haja
transparência na comunicação, principalmente por parte daqueles que estão em
posição de gestão e liderança.
Em muitas
empresas, é comum o gestor administrativo (geral) chamar o colaborador de uma
determinada área a fim de comunicar que alguma alteração ocorrerá e isso
afetará a pessoa de certa forma. Na sequência, o gestor administrativo sinaliza
que o gestor de área já está a par da situação, deu o seu aval, e que, por sua
vez, também terá uma conversa com o colaborador.
Depois, quando
acontece a conversa entre o colaborador e seu gestor direto, este se posiciona
como quem não sabia de nada, dissimulando neutralidade. Tal atitude gera um comportamento
negativo que gera um mal estar e a perda de credibilidade do gestor perante o
colaborador. Ocorre porque muitas vezes o gestor direto não quer dar a
impressão de que coparticipou na alteração realizada, principalmente se o colaborador
alvo é afetado de forma contundente. Assim sendo, o gestor direto se posiciona
sem tomar partido e ou age com aparência de zelo para com o colaborador,
dizendo que aquilo veio de cima para baixo e até ele mesmo teve que acatar.
Neste caso, a
comunicação deveria ter sido originada entre gestor direto e colaborador ou
entre gestor direto, gestor administrativo e colaborador. Porém, mesmo
ocorrendo como no exemplo acima, o gestor direto jamais deve fingir ou
disfarçar que não sabia de nada.
A opacidade na
comunicação não é bem-vinda, gera comportamentos impróprios e faz com que as
relações se deteriorem porque mina a relação de confiança existente entre as
pessoas que convivem num mesmo ambiente profissional. A harmonia prevalece
quando se adota um comportamento pautado na transparência por parte do emissor,
de modo a não se furtar de expor a sua participação na realidade dos fatos.
*Alcides Ferri tem formação Superior em Recursos Humanos, Pós-Graduado em Gestão
Estratégica de Pessoas e curso de Liderança Aplicada. Experiência de 14 anos na
área de RH. Experiência de 09 anos na área Administrativa/Financeira. Atuou nos
segmentos de Construção Civil, Rede Educacional e Consultoria de RH. Atualmente
atua como Palestrante Motivacional/Comportamental – realizando palestras e
treinamentos, in company, objetivando inspirar e persuadir as pessoas a
se engajarem na busca constante de seu autodesenvolvimento, visando à superação
das lacunas e carências existentes em suas competências a fim de atingirem
sustentabilidade na carreira. Como Consultor, propõe ações interventivas,
quando solicitado pelas empresas, que podem ser efetivamente aplicadas para
solucionar problemas e conduzir ao aperfeiçoamento no que tange a Gestão de
Pessoas.
Contato: alcidesferri@bol.com.br
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